Zé Delivery – Cultura da empresa
A startup Zé Delivery, hoje, a maior empresa de delivery de bebidas da América Latina, ao colocar no papel sua cultura corporativa e seus valores, desejava uma forma lúdica e didática para sua comunicação interna: uma revista de Histórias em Quadrinhos.
Além de um logo forte, a empresa possui uma brand persona bem popular entre seu público: o Zé, que interage nas mídias sociais com muita desenvoltura e empatia. Sua “voz” é como a conversa daquele amigo divertido, parceiro, que sempre te apoia e valoriza.
Ninguém melhor do que ele para ser o personagem principal do gibi!
Fomos apresentados ao Zé pela talentosa equipe do Zé Delivery (tivemos suporte das áreas de comunicação, people experience e design).
Nosso primeiro desafio foi construir um personagem de corpo inteiro e com traço adaptado para uma HQ a partir do logo - uma arte minimalista do rosto do Zé, com traços gestuais e livres. Depois de testes e estudos, o resultado alcançado pela equipe da Gibiosfera foi um desenho bem dinâmico e expressivo.
O roteiro foi desenvolvido para ser uma conversa informal, um papo-reto com o leitor, mantendo o foco na personalidade do Zé. Assim, a mesma “voz” tão viva nas mídias sociais foi para os balões. O bom humor esteve presente nas gags visuais, ilustrando cada ideia. As cores foram escolhidas e harmonizadas de acordo com o guia de identidade visual. Um QR Code ao final da história leva ao site da empresa e a atualizações on-line. Todos os detalhes foram criados para gerar uma experiência incomparável de identificação para o leitor.
Nós criamos um gibi com o Jeito Zé de Ser para as pessoas incríveis que lá trabalham.
O Gibi Zé Delivery em Quadrinhos, a princípio, fez parte de uma surpresa de final de ano. Depois, passou a integrar o kit onboarding dos novos “Zés”.
Fala, galera do Zé Delivery! Pode contar com a Gibiosfera sempre! Tmj!
Clique no link e leia o gibi!