Quadrinhos Corporativos Personalizados
Tegma - História da Empresa
Ao completar 40 anos de seu nascimento, a Tegma desejava contar aos funcionários sua trajetória de sucessos.
Durante esse período, a empresa se expandiu em diversas áreas diferentes e efetuou aquisições e associações.
Era importante contar essa história para que todos os colaboradores pudessem ter uma idéia mais clara de tudo o que a empresa representava, sua grandeza e diversidade.
Assim criamos uma revista em quadrinhos onde o pequeno Tuco, ouve uma história diferente na hora de dormir e passa a conhecer os passos da Tegma, contada por seu pai, que com orgulho, lá trabalha.
Siemens - Cidadania Empresarial
Ciente da importância e do exemplo que uma grande empresa exerce sobre sua comunidade, a Siemens não poderia deixar de lado questões tão importantes e atuais como o meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais.
Esta revista em quadrinhos traz a família Souza envolvida com ações práticas de economia de energia elétrica em casa, além de falar sobre a água, reciclagem do lixo, cidadania, poluição e consumo consciente.
Através de um passeio ecológico, toda a família descobre que cuidar da natureza é uma missão possível e urgente, que deve começar agora, garantindo uma herança preciosa às gerações futuras.
Siemens - Economia Doméstica / Orçamento Familiar
O Depto de Assistência Social, juntamente com o de RH, detectou um grave problema entre seus funcionários:
Muitos não conseguiam administrar seus ganhos (fato que agravava-se ainda mais com a chegada das festas de fim de ano) envolvendo-se em dívidas pesadas, a ponto de prejudicarem seu trabalho na empresa e sua vida familiar.
Para esclarecer e educar corretamente sobre o orçamento familiar, a Família Souza, já tão conhecida pelos funcionários, arregaçou as mangas e passou seu recado sobre a economia doméstica por meio de mais esta revista em quadrinhos corporativa.
Siemens - Previdência Privada
A Sociedade de Previdência Privada Previ-Siemens desenvolveu um esforço de comunicação dirigido a todos os funcionários, para divulgar seus Planos de Previdência, com destaque ao Plano Suplementar.
Nesse planejamento, a revista em quadrinhos da Previ-Siemens entrou com o objetivo de argumentar sobre a importância de se preparar para o futuro o quanto antes, demonstrando as vantagens e esclarecendo as dúvidas mais comuns. Buscamos antecipar e explicar com clareza todos os pontos de resistência a um Plano de Aposentadoria Suplementar. Assim, depois de uma simples viagem de fim de semana em família, o futuro dos Souza mudou para sempre... e o dos leitores também!
Resultados: Graças ao grande (e até surpreendente) número de adesões resultantes de todo o planejamento integrado de comunicação corporativa, pudemos comprovar que nada como o esclarecimento para que as pessoas passem a encarar de frente o seu futuro, próximo ou longínquo.
Aché - Hipotireoidismo Congênito
O Hipotireoidismo congênito é uma doença grave, causada pela falta de função da glândula tireóide desde o nascimento. Os seus sintomas, muitas vezes passam despercebidos, mas suas conseqüências não!
Essa doença pode ser detectada ainda nos primeiros dias de vida, através do teste do pezinho. Esse teste é obrigatório, por lei, em todas as maternidades brasileiras. Mas, por desconhecimento desse direito, ele deixa de ser feito em muitas crianças.
O Aché Laboratórios Farmacêuticos tomou a iniciativa de nos encomendar esta revista em quadrinhos, que explica e alerta para a importância desse teste tão simples e tão importante para o futuro dos recém-nascidos.
Nela, acompanhamos a história de Rafael, desde a gravidez de sua mãe até os sete anos! Rafael tem hipotireoidismo congênito mas, graças ao teste do pezinho, ganhou uma corrida contra o tempo!
O Segredo do Pezinho, ganhou destaque em matéria da Revista Isto É Dinheiro 519, na coluna Empresas do Bem! Além de receber muitos elogios espontâneos de profissionais do setor médico.
Graber - Integração de Novos Funcionários
Para apresentar de uma forma agradável toda a história da formação do Grupo Graber, fomos chamados para trabalhar os mascotes Zeca Qualidade e Silva, em uma nova revista.
A idéia era preservar as quatro páginas dos informativos já conhecidos pelos funcionários, mas a quantidade de informações era demais para isso.
Então optou-se por um formato maior, com quatro tiras internas, que resolveria o problema do espaço, além de criar um impacto diferente entre os leitores.
Assim, surgiu a revista em quadrinhos Nossa História, utilizada na integração de novos funcionários ao Grupo.
Elevadores Atlas - Segurança no Elevador
A Elevadores Atlas criou uma comissão interna (formada pelos deptos de Segurança, Treinamento, RH, Marketing e Engenharia de Campo) voltada para a segurança dos usuários dos elevadores.
O objetivo: informar e educar as pessoas sobre o uso correto dos elevadores e escadas rolantes, buscando a prevenção de acidentes e a conservação do equipamento. E também manter a carteira de clientes, através de sua utilização estratégica comercial, fidelizando a marca Atlas entre os usuários.
Fomos chamados para participar desse projeto e criar um personagem que fosse adequado à comunicação. Ele deveria ter um visual atraente associado a marca Atlas, ser jovem, ligado a tecnologia e ter uma personalidade agradável, bem-humorada e inteligente, que pudesse criar situações educativas sem se tornar "chato".
Assim surgiu o Atlax, um extra-terrestre que adora "transportes verticais". Atlax e Plox, seu computador de pulso, vêm fazer uma pesquisa escolar no planeta Terra e descobrem de maneira divertida, como utilizar os elevadores com segurança.
Os conceitos foram passados a crianças e adultos através de uma peça teatral, criada e dirigida por nós, e encenada em condomínios e escolas. Através de duas revistas em quadrinhos, distribuídas ao final da peça, a informação multiplica-se, alcançando outros leitores. O material da campanha de comunicação também inclui um poster, material de papelaria e bloquinhos de anotações com frases educativas.
O Projeto foi implantado paralelamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cuidamos também da confecção dos bonecos do personagem Atlax, de sua nave e dos cenários em 10 jogos que, posteriormente, foram encaminhados para as principais capitais brasileiras.
Resultados:
A seguir, trecho de artigo publicado no boletim interno da empresa:
"...nas cidades implantadas, tem alcançado um enorme sucesso, com 100% de satisfação dos clientes e 30% de cartas formais e espontâneas de agradecimento. Já podemos mensurar os resultados do Projeto Atlax: estamos atuando fortemente na prevenção de acidentes, no combate ao vandalismo e na economia do edifício com reposição de peças e energia elétrica. Além disso, o Atlax tem demonstrado sua grande importância quanto à fidelização, funcionando como uma ferramenta para conquistar, manter e recuperar clientes."
Velcor - Utilização do Plano de Saúde
A Velcor Consultoria de Benefícios, sabendo que uma utilização incorreta de um benefício como o Plano de Saúde só gera prejuízo para todos (inclusive para o usuário), decidiu tomar medidas para diminuir a sinistralidade dos planos que administra.
Então, aplicou toda sua experiência para relacionar os pontos mais críticos do comportamento do usuário, que necessitavam de esclarecimento e correção.
Assim surgiu a família Velcor que, em uma divertida história em quadrinhos, demonstra na prática como e porque utilizar um Plano de Saúde de maneira correta.
Assim, a administradora Velcor agrega valor ao seu serviço através da saudável arte de comunicar.
Voith - Previdência Privada
A Voith Prev - Sociedade de Previdência Privada, que cuida dos planos de aposentadoria dos funcionários do Grupo Voith, possui ótimas vantagens para seus participantes. Como esse plano é opcional, era necessário divulgar isso de uma forma mais atraente, conquistar adesões e assim ampliar esse benefício para um número maior de colaboradores.
Como estratégia, precisávamos argumentar sobre a importância de se pensar no futuro, os reais benefícios do plano em questão e o resultado que ele gera para toda a família: a tranqüilidade.
A distribuição foi marcada para o início do ano, época em que todos estão mais abertos a começar novas ações e renovando seus planos para o futuro.
Criamos então o simpático Vitório, e sua família: a esposa Dulce, as crianças Bruno e Rafaela e a Sogra Dalva. O nome do personagem principal já faz alusão ao seu futuro. Ninguém alcança a vitória sem planejar, sem ter responsabilidade e determinação. A figura folclórica da sogra dividindo o mesmo teto, fornece a oportunidade de argumentação entre os personagens além de "gags" de humor. Assim a mensagem é passada e o leitor descobre que também pode usufruir do segredo do Vitório!
Voith - Plano de Saúde
Para que um tratamento de saúde possa resultar na cura do paciente, os conselhos médicos precisam ser seguidos, exames feitos e os resultados acompanhados. Nem sempre isso ocorre.
Quando os primeiros sintomas começam a desaparecer muita gente abandona os remédios, não faz os exames e, infelizmente, só retorna ao médico quando teve uma grave recaída. Entre outros fatores, isso eleva a sinistralidade do plano de saúde, podendo tornar inviável a manutenção dos benefícios já oferecidos pela empresa.
A medida administrativa mais simples poderia ser "cortar alguns dos benefícios para diminuir as despesas". Mas a comunicação corporativa da Voith preferiu investir no esclarecimento de todos, confiante no resultado de um segundo número da revista em quadrinhos com Vitório e sua família, em conjunto com uma palestra desenvolvida pela administradora do Plano de Saúde.
Assim, a gripe de Vitório faz toda a família conversar e refletir em como agir no caso de doença, perigo da automedicação e quais as melhores maneiras de utilizar esse benefício.